Seja bem vindo!
Este é o blog de mais um aspirante a símio!
Algumas das imagens presentes nos posts são links para assuntos afins.
Algumas das imagens presentes nos posts são links para assuntos afins.
terça-feira, 13 de janeiro de 2009
Barcelona Club de Fútbol
Més que um club (mais que um clube, em catalão), é o slogan do Barcelona clube de futebol, e, efetivamente, ninguém pode negar que na realidade o seja, muito mais que um clube de futebol.
O Barcelona pode-se dar ao luxo de nunca ter tido estampado o nome de um patrocinador em seu uniforme principal (fora a marca do material esportivo), e, a partir de 2006, passou a levar, no espaço destinado a este fim por todos os clubes, o nome da UNICEF, para a qual, ao invés de receber dinheiro, direciona não menos que 1.5 milhão de euros por ano, contribuindo para o financiamento de projetos humanitários, incluindo o combate a AIDS na África. Além disso, a fundação Barcelona Futebol clube investe na luta contra as drogas, dentre outros projetos.
Historicamente o Barcelona é um clube de orientação esquerdista, apoiou o regime republicano e apóia até hoje a causa catalã, exaltando sua cultura e defendendo seu idioma e suas perspectivas autonômicas. Desperta, por tudo isso, a simpatia de espanhóis espalhados por toda a terra das touradas. Seu nome e suas tradições rompem as barreiras da geografia e cativam fãs no mundo inteiro.
Como não poderia deixar de ser, os seus dirigentes exploram essa imagem em interesses econômicos, fechando contratos cada vez mais gordos e ampliando seus horizontes. Em breve, haverá uma equipe barcelonista disputando o campeonato norte americano, certamente com o objetivo de cativar a terra do tio Sam, que ainda começa a descobrir a paixão pelo futebol.
O Barcelona tem hoje 2 dentre os 5 melhores jogadores do mundo (segundo a FIFA) em seu plantel que, por sua vez, é o mais valorizado do mundo (segundo pesquisas sobre economia e futebol). Com mais de 100 anos de história, um gigante patrimônio (incluindo o museu mais visitado da Espanha), mais sócios de 150 mil sócios (mais do que o número de vagas em seu estádio) e quase todos os títulos que um clube pode almejar dão a noção do tamanho do poder que possui esta instituição.
Pelo Camp Nou, passaram grandes gênios do futebol brasileiro, incluindo os três maiores nomes dos últimos anos, o quarteto mais que fantástico: Romário, Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaucho, nomes a serem lembrados por toda a história do futebol. Mas não só gênios brasileiros passaram por aí, nomes como os de Stoichkov, Cruyff, Laudrup, Zubizarreta e, nada menos que, Diego Armando Maradona, compõe a imensa trajetória deste pedaço da história viva que os apreciadores do futebol têm o prazer de contemplar.
Se morasse na Espanha, certamente seria torcedor deste que, com certeza, é muito mais que um clube...
Se antes,
E acima de tudo...
não fosse torcedor do CRB
Claro!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
"Se antes,
ResponderExcluirE acima de tudo...
não fosse torcedor do CRB"
ahuahuuhauha Sabia q ia vir uma dessa! Tua cara!
Bem , o que nada impede sua simpatia pelo clube! Claro! Impressionante mesmo!
Aparecido,esse "Quase" todos os títulos que um clube pode almejar acabou com seu post ou simpatia pelo clube! rs... Sabe aquele time, brasileiro, chamado flamengo? é pow, esse mesmo, clube de regatas flamengo, ganhou todos os titulos possiveis... sim, eu disse TODOS!!! ;)
ResponderExcluirAparecido,esse "Quase" todos os títulos que um clube pode almejar acabou com seu post ou simpatia pelo clube! rs... Sabe aquele time, brasileiro, chamado flamengo? é pow, esse mesmo, clube de regatas flamengo, ganhou todos os titulos possiveis... sim, eu disse TODOS!!! ;)
ResponderExcluir