Seja bem vindo!

Este é o blog de mais um aspirante a símio!
Algumas das imagens presentes nos posts são links para assuntos afins.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

De onde veio o ditado popular "ganancioso como um porco"?


Como é sabido, ganância de acordo com o cristianismo é o pecado capital da avareza.

Os pecados capitais surgiram a partir de uma espécie de lista de vícios humanos que eram sujeitos à condenação, aqueles que só seriam perdoados mediante o sacramento da confissão. Esta lista não está presente na bíblia. Ela foi elaborada por grandes representantes religiosos inclusive por S. Tomás de Aquino.

Cada um dos sete pecados possui um correspondente demônio. No caso da Avareza o dito cujo é o Mammon. Este seria o responsável por trazer o apocalipse para a Terra. Nada surpreendente para o filho do maior de todos os demônios.

Mammon, a avareza em pessoa era um demônio com corpo de homem e cabeça de porco.

Até o século XVIII era comum a igreja espalhar pela cidade fotos de pessoas que tinham popularmente cometido o pecado da avareza. Estas fotos eram acompanhadas da frase:
“Ganancioso como Mammon” e de uma pequena ilustração do Deus avarento.

A imagem da cabeça de porco, no entanto, chocava mais do que a própria frase, até porque nem todas as pessoas conheciam a figura de Mammon, outros tampouco conseguiam ler o que estava escrito, muito embora soubessem o motivo da publicação da foto do pecador em questão.

“Ganancioso como Mammon” não chegou se tornar um termo popular na sociedade, pois a imagem do porco sobressaiu-se na mensagem transmitida pela igreja dando origem ao ditado:
“Ganancioso como um porco”, que fazia referência a todos aqueles se entregavam ao vício humano da avareza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui:

Seguidores