Seja bem vindo!

Este é o blog de mais um aspirante a símio!
Algumas das imagens presentes nos posts são links para assuntos afins.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

De onde veio o termo Pé Rapado?


Na Europa setentrional do século XVIII, no auge do iluminismo uma espécie de ritual foi resgatado pelos burgueses (ritual esse que é originário dos tempos mais remotos aquém do periodo paleolítico).

O ritual consistia em uma série de provações e sacrificios oferecidos a deuses em nome de uma determinada graça conseguida.

Para o iluminismo o homem era um ser extraordinariamente especial e sua inteligência uma legitima representante da grandiosidade do universo que tem como simbolo mór a luz!

A luz sempre foi associada a coisas grandiosas, a espiritualidade e ao sublime.Os novos ricos iluministas, aqueles que enriqueceram com o desenvolvimento tecnológico e com a revolução industrial aderiram a esse ritual que consistia em passar sobre 17 metros de brasa com os pés descalsos de 2 em 2 dias durante um mês inteiro, consequentemente, após um certo tempo, o novo rico (que era visto de forma pejorativa principalmente pelos nobres tradicionais) estaria já acostumado com a brasa e criaria uma espécie de crosta na sola dos pés como uma resposta protetora do sistema imunológico(esse processo completo demoraria alguns anos ou até mesmo toda uma geração).

Daí, quando alguém se canditava a casar com uma filha de nobre, os seus pais obrigavam o candidato a passar pelo caminho de 17 metros de brasa, caso o individuo passasse sem reclamar ele já estaria (no minimo) acostumado com o ritual o que significaria que ele já detem posses a algum tempo e talvez já não seja mais a primeira geracao do novo rico e seja fruto de uma árvore genelógica (pelo menos inicialmente) nobre.

Se ele não conseguisse suportar a provação, nao teria ainda a tal crosta e seria um “novo rico” ou, como os gregos falavam “footis lisus” ou, brasileiramente, “pé liso, ou rapado”.

Ou seja um ser desprezivel sem posses e sem tradição!

Um "pé rapado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui:

Seguidores